Transformador de Distribuição

Com a linha Geafol, obteve-se um transformador com excelentes características elétricas, mecânicas e térmicas que, adicionalmente, ainda é ecológico. São produzidos sob certificação DQS, ISO 9001 e ISO 14001.

Ecológicos

A isolação do Geafol consiste de um “blending” de resinas com pó de quartzo. Um material ecológico que torna os enrolamentos livres de manutenção, resistentes à umidade e à corrosão. Apropriados tanto para regiões tropicais como de clima frio, são resistentes a chamas, auto-extinguíveis e previstos para instalação abrigada. Mesmo sob a ação de arcos voltaicos ou envolvidos por incêndios, não geram produtos tóxicos, sólidos ou gasosos, que também não contaminam o subsolo e mananciais. Os enrolamentos são prensados contra o núcleo com calços elásticos, os quais propiciam desacoplamento das vibrações do núcleo, fazendo com que o transformador apresente nível de ruído semelhante aos daqueles em líquido isolante.

Seguros

As bobinas do enrolamento de alta tensão são produzidas com fita de alumínio.

Por que enrolamento em fita?

Porque o enrolamento em fita reúne técnica simples de bobinagem e alta segurança elétrica. A isolação é menos solicitada eletricamente do que em outras formas de enrolamento. Enquanto no enrolamento convencional, com fios, as tensões somam-se espira por espira até o dobro da tensão por camada, no enrolamento em fita não aparece mais do que a simples tensão por espira, pois cada camada corresponde apenas a uma espira. Em conseqüência, podem suportar altos valores de tensão aplicada e de impulso.

Por que alumínio?

O coeficiente de dilatação do alumínio e da mistura da resina estão tão próximos que as tensões mecânicas que ocorrem com o aquecimento são mínimas, evitando o risco de fissuras. A moldagem da resina no enrolamento de alta tensão é feita sob vácuo com temperatura e velocidade.

Download do arquivo Transformador de Distribuição em PDF